NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

14.06 - 15h57min

É vantajoso fazer curso de locutor?

Veja a resposta aqui
Uma dúvida comum entre aqueles que desejam trabalhar profissionalmente no rádio está relacionada aos benefícios de fazer um curso de locutor. A verdade, no entanto, é que o curso não é obrigatório e nem vai determinar o sucesso do profissional.
 
Mas, sem dúvida, cursos profissionalizantes são um diferencial, já que ensinam técnicas para serem aplicadas na prática, orientadas por profissionais com anos de experiência. Além disso, estar preparado para o trabalho garante ampliação do leque de atuação, pois o curso de locução não aborda apenas técnicas para o rádio. 
 
Continua na dúvida e quer conferir se vale a pena investir em um curso de locutor? Então, veja outros benefícios!
 
Bom campo de atuação
O profissional formado estará apto a trabalhar em diversas áreas, como:
 
locução de comerciais — atuação no mercado publicitário, não apenas em spots para rádio, mas também para a locução em off de comerciais para a TV;
mestre de cerimônias — participação em eventos corporativos, usando as técnicas para conduzir, com profissionalismo, o cerimonial;
narração de videoaulas — a educação a distância já é uma realidade e, por isso, a gravação de videoaulas é um campo amplo para atuação do locutor profissional.
 
Formação rápida e prática
Hoje, no Brasil, não existe um curso de graduação em locução — temos formações técnicas, bem mais rápidas do que a primeira. Ou seja, no lugar de esperar por até cinco anos pelo diploma, você se torna um profissional em menos tempo.
 
Nos cursos técnicos, a duração é de um ano e meio. Já na modalidade tecnóloga, pode variar de dois a três anos. Além disso, essas formações preocupam-se mais com a prática da profissão — ao contrário da graduação, que se ocupa muito da teoria.
 
Aprendizado com quem sabe
Geralmente, os cursos de formação são ministrados por profissionais com anos de prática no mercado. Isso significa que, além de dominar as técnicas, eles levam para o curso conhecimentos que apenas anos de experiência podem proporcionar.
 
Para garantir uma formação de qualidade e com os melhores profissionais, aposte em cursos reconhecidos no mercado. Em São Paulo, boas indicações são o Senac e a RadiOficina. Já no Rio de Janeiro, a Escola de Rádio é uma excelente referência.
 
Desenvolvimento de técnicas
Conforme falamos, a formação no curso de locutor possibilita a atuação em diversas áreas de trabalho. Isso ocorre porque, durante o curso, são ensinadas várias técnicas para aprimorar a qualidade das locuções, seja para o rádio, seja para comerciais, seja para eventos.
 
Nele, o profissional aprenderá a melhorar a dicção, a treinar a respiração, a preparar e aquecer a voz, a posicionar-se diante do microfone e até a interpretar e manter os cuidados com a voz.
 
Já deu para perceber que não basta ter uma bela voz para ser um bom locutor, não é mesmo? Assim como em qualquer área profissional, estudar e capacitar-se faz a diferença para a formação.
 
 
Fonte: Teletronix
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software