NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

26.10 - 16h28min

A história do Rádio Automotivo

Muito interessante

Há mais de 135 anos os automóveis permitem mobilidade individual para todos e o rádio também faz parte dessa jornada há mais de 100 anos. Os primeiros rádios automotivos surgiram nos EUA no início dos anos 1920 e logo se espalharam pela Europa, como itens exclusivos e personalizados feitos por aficionados e utilizando como base a tecnologia contemporânea de válvula de rádio.

Em um artigo datado de 13 de agosto de 1922, o jornal alemão Berliner Illustrierte Zeitung relata o “wireless como um passatempo — a moda mais recente na América”. A história apresentava ilustrações de uma instalação de rádio, incluindo um sistema de antena passando pelo para-brisa. “Sem dúvida, automóveis e rádios são a combinação perfeita. A velocidade com que os veículos permitem a mudança de localização é complementada pela liberdade espacial do rádio”, dizia uma reportagem da revista especializada alemã Funkschau em 1931.

O primeiro rádio automotivo produzido em massa na Europa foi fabricado pela Bosch e foi apresentado em 1932. O aparelho pesava 15 kg e tinha um preço altíssimo, sendo considerado um opcional de luxo. Na época, também era comum conectar a unidade de controle diretamente ao painel de instrumentos, enquanto o componente receptor e o amplificador eram instalados em um local diferente, como no porta-malas.

Já nos anos 60, surgiram tecnologias como transistor, slot de fita cassete e som estéreo.

Nos anos 70, foi a vez do recurso Autofahrer-Rundfunk-Informationssystem (transmissão de informações para motoristas, em alemão), um sistema inteligente que identificava as notícias de tráfego transmitidas como parte do programa de rádio e aumentava ligeiramente o volume.

Nos anos 80, surgiram os primeiros rádios com leitores de CD integrados, combinados com navegação por satélite na década de 1990.

A partir dos anos 2000 vieram a “central multimídia” automotiva, as disqueteiras de CDs, recepção de rádio digital, streaming via smartphones ou MP3 de um pen drive USB.

Atualmente, a tecnologia oferece opções que vão muito além de entretenimento, notícias e notificações de trânsito. Muito modelos hoje contam com acesso a internet e sistema de infoentretenimento adaptável e personalizável.

 

Fonte: Guia do Carro, Portal Terra

Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software