NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

18.06 - 11h50min

GANHE 25% DE DESCONTO DO ECAD

O Omega Play fornece o relatório das músicas tocadas na rádio de forma simples, rápida e automática
GANHE 25% DE DESCONTO
 
As emissoras de rádio são obrigadas a enviar mensalmente a relação da programação tocada e pagar os direitos autorias das músicas executadas.
 
A relação musical da programação deve corresponder exatamente ao que foi executado, contendo todos os dias e horários do mês, especificando em colunas as datas, nome da obra, autor, intérprete, tipo de execução (ao vivo ou mecânica). É com base nessas informações que o ECAD consegue distribuir corretamente aos artistas os valores provenientes dos direitos autorais pelas músicas executadas nas rádios.
 
Para facilitar esse trabalho, garantindo que o radiodifusor envie essas informações nos padrões solicitados pelo ECAD e no prazo estipulado, o Omega Play fornece o relatório das músicas tocadas na rádio de forma simples, rápida e automática, no formato “.exp”. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) garante desconto de 25% às emissoras que enviarem suas planilhas musicais através de seu novo programa, ECAD.Tec Rádio, e de relatórios integrados com o formato “.exp”.
 
Vale lembrar que, para ganhar o desconto de 25%, a emissora precisa ser seja associada Abert e Abratel, estar em dia com os seus pagamentos e enviar a relação das músicas executadas para o ECAD até o 5º dia de cada mês.
 
 
COMO É FEITA A ARRECADAÇÃO?
 
A definição do valor a ser pago considera fatores como o local em que a música é tocada, sua importância para o negócio, o ramo de atividade, tipo de utilização musical e região socioeconômica do estabelecimento.
 
As emissoras de rádio, por exemplo, contam com critérios de cobrança diferentes devido à natureza de suas atividades e da sua utilização musical.
 
O cálculo do direito autoral é feito com base nos critérios estabelecidos no Regulamento de Arrecadação e na Tabela de Preços, definidos pelas associações de música que administram o ECAD.
 
 
EXISTE MULTA PARA QUEM NÃO PAGA O DIREITO AUTORAL?
 
O pagamento do direito autoral deve ser visto como um investimento. No caso de muitas rádios, a música é um dos principais atrativos da programação. Por isso, nada mais justo que manter a música viva através do pagamento da retribuição autoral.
 
O não pagamento da retribuição autoral é uma violação à lei e o infrator responderá judicialmente pela utilização não autorizada das músicas. É importante frisar que nós esgotamos todas as possibilidades de negociação antes de recorrer ao Judiciário. 
 
 
PARA ONDE VAI O DINHEITO QUE O RADIODIFUSOR PAGA?
 
O ECAD disse: "Nós arrecadamos os direitos autorais de canais e espaços que usam música, identificamos as canções e distribuímos os valores para as associações, que remuneram os artistas conforme o gráfico abaixo." (Clique na imagem para visualizar melhor)

Para saber como gerar esse relatório no Omega Play clique aqui
Deixe o seu comentário
FAÇA UM TESTE GRÁTIS POR 30 DIAS
Veja como nossos produtos atendem sua necessidade.

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software