NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

18.10 - 16h47min

Saiba como ser um locutor mais criativo

Veja seis passos para isso se tornar uma realidade
O áudio é o elemento mais importante em uma rádio. É por meio dele que os conteúdos são repassados para o ouvinte, como os programas, propagandas, músicas etc. Por isso, é importante que o mesmo tenha uma boa qualidade e que a locução seja original e capaz de prender a atenção do público.
 
Por isso, preparamos este texto especial com seis passos de como ser criativo em suas locuções e fazer da sua rádio um tremendo sucesso.
 
1. Busque referências
Nada mais lógico para fazer sucesso do que conhecer outras pessoas que já têm uma relevância nesse meio, não é mesmo? Procure por locutores que já são consolidados e perceba quais são as técnicas e os diferenciais deles.
 
Agora, não faz sentido você estar aqui buscando ideias de como ser criativo e depois sair copiando o estilo de outros radialistas, concorda? Jamais faça isso, pois além de demonstrar falta de personalidade, os ouvintes notarão a semelhança e poderão até parar de lhe acompanhar.
 
Mas você tem carta branca para se inspirar e prestar atenção em como esses locutores entonam e falam cada palavra, qual a velocidade e ritmo necessários para que a mensagem seja facilmente captada pelos ouvintes, entre outros aspectos.
 
Você perceberá que locutores comerciais são bastante diferentes de narradores de radionovelas, por exemplo. Que tal tentar usar características de ambos para construir uma locução original? Pense nisso!
 
Para encontrar essas pessoas, você pode começar a acompanhar outras rádios, seja as da sua própria localidade ou da internet, assistir programas na TV e até mesmo em vídeos no YouTube. Caso seja possível, tente conversar com esses locutores e peça dicas e conselhos para melhorar a sua locução.
 
2. Teste muito
Mesmo com várias técnicas aprendidas, você precisa colocar em prática para saber qual será a reação do seu público com o novo formato. Para começar, ouça suas próprias gravações e modifique o que não gostar. Depois, mostre para os seus colegas de rádio ou amigos para ter um feedback um pouco mais realista.
 
Comece a inserir essas novas ideias em seus programas e avalie o número de ouvintes e a interação com o público, podendo até mesmo fazer perguntas nas suas redes sociais sobre o que eles acharam da nova locução.
 
Teste diferentes truques e modifique o que for necessário, e não tenha medo de receber críticas no começo. Lembre-se de que é apenas um teste e que, caso a reposta não tenha sido a esperada, você poderá voltar ao usual até conseguir algo positivo.
 
3. Seja versátil
Um passo importante de como ser criativo envolve o chamado “jogo de cintura”. Um dos motivos é para facilitar nos improvisos, que podem ser comuns ao ter uma resposta inesperada de um entrevistado ou o surgimento de uma notícia de última hora.
 
Dominar vários tipos de locução também ajuda na hora de procurar um emprego no ramo, já que você poderá apresentar diferentes programas para públicos diversificados, e não apenas os que você já estava habituado.
 
Muitas rádios gostam de oferecer diferentes tipos de programas em uma mesma estação, como noticiários, radionovelas e programas humorísticos. Um locutor que se sai bem em todos esses meios consegue um maior destaque e ganha até mais dinheiro — ou poupa, caso você seja o proprietário.
 
4. Se profissionalize
Estudar nunca é demais! Então, procure cursos que o ajudem a melhorar sua locução e o ensinem maneiras de progredir na carreira do rádio. E como muitos deles demandam certo tempo e dinheiro para serem feitos, organize-se e encontre os que cabem no seu orçamento.
 
Outra sugestão é estudar de graça pela internet. Você pode ler artigos de blogs e sites que falam do assunto, bem como assistir a vídeos do YouTube, por exemplo. Enfim, use a tecnologia a favor do seu crescimento profissional.
 
Alguns cursos oferecem certificados que podem adicionados ao seu currículo, o que mostra aos empregadores e até mesmo aos seus próprios ouvintes que você é um profissional qualificado e que procura se aprimorar sempre.
 
5. Entenda o seu público
Apesar de a locução precisar ser criativa e expor a personalidade do radialista, é muito importante adaptar a sua fala para o público com o qual você conversa. Caso contrário, não conseguirá passar a sua mensagem da forma devida, além de perder um bom número de ouvintes.
 
Se a sua rádio ou programa tiver um alto número de ouvintes adultos e tratar de temas sérios, como notícias, não é interessante utilizar uma linguagem muito jovem, cheia de gírias, ou anunciar matérias sérias em tom humorístico.
 
Saber quem é o seu público é importante até mesmo na hora de escolher o que será falado durante os programas. Isso porque, por mais que a linguagem seja apropriada, o assunto a ser tratado também precisa ter o mesmo alinhamento.
 
Muitos locutores fazem o papel de jornalistas ou editores, então preste atenção ao roteiro do programa antes de entrar no ar.
 
6. Treine
Esse é um item fundamental para ser um locutor criativo. Você precisa treinar diariamente para conseguir executar com perfeição a sua fala, controlar melhor a sua tonalidade, altura, respiração e outras habilidades importantes para um radialista.
 
Uma maneira de trabalhar esses aspectos é tirar, pelo menos, uma hora do seu dia para fazer treinamentos vocais. Grave esses treinos e ouça com calma para descobrir o que deve ser melhorado em sua voz.
 
Outra forma de treinar é lendo textos, livros ou poesias em voz alta e dramatizá-los. Assim, você conseguirá captar e externar os sentimentos contidos nessas obras e poderá se utilizar disso nas transmissões quando precisar fazer uma locução mais dramática ou teatral.
 
Tão importante quanto treinar é descansar a sua voz. Seus músculos precisam estar devidamente aptos a trabalhar por horas de gravações. Se esforçar demais pode lhe causar crises de rouquidão ou problemas mais graves, capazes de atrapalhar o seu trabalho por um longo período.
 
Viu como é necessário sair da rotina e entender como ser criativo no seu trabalho de locutor? Pode até ser difícil no começo, mas com bastante prática e inspirações, você conseguirá encontrar sua identidade e cativar cada vez mais público.
 
 
Fonte: Apracom
Deixe o seu comentário
AVALIE OS NOSSOS PRODUTOS
Comprove a qualidade dos nossos produtos fazendo o download de avaliação.

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software