NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

24.03 - 10h19min

Pesquisa de audiência de rádio será feita via internet

Kantar IBOPE Media inova ao incluir pesquisas online

A partir de janeiro deste ano, a Kantar IBOPE Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio.

Com a  nova iniciativa – desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pela Kantar IBOPE Media – 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
 
“Caminhamos para uma medição híbrida e que retrate as mudanças no estilo de vida, hábito e comportamento dos consumidores de rádio. A inclusão desta nova forma de abordagem tem como objetivo buscar o público com maior probabilidade de estar fora do domicílio no horário comercial, como por exemplo, os trabalhadores assalariados.”, afirma Melissa Vogel, diretora executiva Multimídia da Kantar IBOPE Media. “Essa inovação faz parte de uma série de ações da empresa que contribuem para a evolução das métricas de medição do meio”, analisa a diretora.
 
As mesmas perguntas já aplicadas nas entrevistas pessoais e por telefone foram adaptadas para o ambiente online. O questionário respondido pela internet também é multiplataforma, portanto, pode ser acessado pelo computador, celular e tablet.
 
“A inclusão do novo modelo de aferição de audiência do rádio ocorre em um momento bastante oportuno, em que diversos fatores contribuem para a inserção do modelo de pesquisa online na metodologia: as pessoas têm passado mais tempo fora de seus domicílios, o acesso à internet cresceu, bem como as formas de acessá-la, por meio de dispositivos móveis”, explica Melissa.
 
A nova forma de aplicação das pesquisas para a medição de audiência de rádio, não interfere na quantidade de pessoas pesquisadas nas praças onde há a substituição de parte da amostra atual pela abordagem online.
 
Entretanto, especificamente nos mercados de Vitória, Goiânia e Florianópolis, o montante de 20% de entrevistas realizadas pela internet será somado ao atual número de abordagens domiciliares. Com esta ampliação, essas praças passarão de uma média anual de 15 mil para 18 mil entrevistas. “A iniciativa faz parte de nosso plano em fornecer análises mais detalhadas e granulares nestes mercados” – finaliza a diretora da Kantar IBOPE Media.
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software