NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

19.10 - 08h36min

Saiba como escrever corretamente os textos para locução de rádio

Para ajudar, separamos para você algumas dicas
Escrever textos para locução de rádio pode ser um grande desafio, já que nessa mídia não se pode contar com as imagens para ajudar a transmitir parte da mensagem. Outra dificuldade relaciona-se ao fato de que, geralmente, a atenção do ouvinte está dividida entre o programa de rádio e atividades paralelas, como dirigir o carro, arrumar a casa, entre outras.
 
Isso significa que, além de claros, os textos devem ser atraentes o suficiente para despertar o interesse de quem está do outro lado do aparelho. Assim, tais características conferem à redação para o rádio algumas particularidades que devem ser consideradas na hora de produzir o texto. À primeira vista pode parecer complicado, mas não se preocupe.
 
Para ajudar, separamos para você algumas dicas essenciais para escrever corretamente os textos para a locução de rádio.
 
Use linguagem simples
Conforme mencionamos acima, no rádio, diferentemente da TV, não podemos contar com as imagens para transmitir a mensagem desejada. Por isso, ao redigir um texto para locução, dê preferência às palavras mais simples e de amplo conhecimento do público.
 
Também leve em consideração a facilidade de pronúncia das palavras escolhidas, ajudando, assim, o trabalho do locutor: evite estrangeirismos, neologismos e o uso de termos muito técnicos.
 
Seja objetivo
O comportamento do ouvinte de rádio pode ser bem dinâmico: a troca de estação está ao alcance de suas mãos e basta um toque para que a sua mensagem seja interrompida na metade. Por isso, procure ser objetivo na redação, priorizando as informações mais importantes.
 
Tenha em mente que você deve passar logo o seu recado, antes de perder o seu público para a próxima estação. Para isso, use frases curtas: uma frase por ideia tende a ser suficiente.
 
Observe o tempo da locução
Quando se trata de rádio, tempo não é só dinheiro. Ele também pode custar a compreensão da sua mensagem. Assim, ao escrever para locução, nunca perca de vista o tempo reservado para aquele texto e saiba: em média, um narrador lê 100 palavras em um minuto.
 
Pensando nisso, durante a redação, leia o texto em voz alta, meça o tempo e faça quantos ajustes forem necessários até que chegue ao tamanho ideal.
 
Por fim, é importante destacar que, para garantir o sucesso do seu texto, além de seguir as dicas acima é preciso que fique bem claro o seu objetivo. Você deseja emocionar? Parecer técnico? Ou entusiasmar o ouvinte? Defina a reação que você espera obter com o seu texto. Dessa forma, o locutor poderá usar o tom de voz mais adequado à narração e conseguirá transmitir a mensagem desejada com perfeição.
 
Como você pode ver, escrever para o rádio tem as suas particularidades, mas não é tão complicado quanto pode parecer. Neste post, apresentamos algumas dicas simples usadas pelos profissionais da área e que são extremamente eficazes no processo de criação. Basta ficar atento a elas e você estará pronto para começar a escrever corretamente os textos para locução.
 
 
Fonte: Teletronix
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software